Seja Bem Vindo!

"O verdadeiro mestre é aquele que da condições para que seu discípulo o supere".

"O caráter de Cristo em nossas vidas materializa-se não pelas palavras que falamos, mas pelas nossas atitudes e exemplos. Palavras se vão, exemplos ficam". (ARAUJO, Robinson Luis)

"Liderança Cristã é a arte de influenciar pessoas, pela minha vivência espiritual, despertando o interesse em outras, para uma vida eterna com DEUS". Pr (ARAUJO, Robinson Luis)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Liderança e Liderados, uma Missão!



O QUE É LIDERANÇA?
Liderar é conectar pessoas a buscarem um denominador comum.  É a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito; é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas.
Liderança é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de pessoas engajadas.
Sendo assim, podemos resumir que Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outra ou sobre um grupo de colaboradores pra que juntos cumpram um objetivo em comum.
A Liderança é tida por alguns teóricos como um processo social, uma relação entre seres humanos que é constituída e influenciada por quatro fatores, sendo:

1 – Missão - Missão é o objetivo ou tarefa que o líder e o liderado devem cumprir, é o objetivo da equipe de trabalho. A missão pode ser classificada de duas formas.
  • Missão Moral.
A Missão Moral é aquela em que o líder estabelece uma missão pra seus liderados, mas não estabelece uma recompensa material, a recompensa para o cumprimento da tarefa seria a própria meta alcançada. O líder que consegue estabelecer uma missão moral para com seus liderados é chamado de líder carismático.
  • Missão Calculista.
É o tipo de missão em que o líder estabelece uma meta e uma recompensa material. O líder desse tipo de missão é chamado de líder transacional.
 
2 - Líder - É a pessoa que deve exercer uma influência sobre os colaboradores para que os mesmos alcancem uma meta, que deve dar motivação e inspiração para seus liderados.
Os teóricos costumam dizer que uma pessoa pode se tornar líder por 3 fatores.
  • Traços de Personalidade.
É o líder que nasce com alguns traços que se transformam em uma tendencia para liderar, entre eles, determinação e autoconfiança.
  • Necessidade de Poder.
É o líder que tem necessidade de estar no comando. Pode ser por satisfação pessoal, de liderar os seus colaboradores, ou por satisfação coletiva, de alcançar uma meta que promova a todos, líder e liderada.
  • Complexo de Habilidades.
Trata a liderança como um complexo de habilidades a ser desenvolvidas por alguém que deseja ser líder, como por exemplo, a comunicação.

3 – Liderado - O liderado é quem vai colaborar com o líder para que o líder alcance o objetivo desejado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o liderado também exerce influência sobre o líder, na forma de legitimação da sua liderança. Um líder nunca é um bom líder sem a aprovação dos liderados.
Os liderados podem ser classificados de duas formas, segunda suas motivações:
  • Liderados Fiéis.
São aqueles que se deixam ser comandados por um líder por possuírem a mesma ideologia ou opinião. Em troca eles exigem obrigações do líder, como por exemplo, que o líder mantenha a mesma ideologia sempre.
  • Liderados Mercenários.
São aqueles que se deixam ser comandados por interesses materiais. Exigem em troca da sua colaboração no trabalho em equipe recompensas físicas.

4 – Conjuntura - É o ambiente em que esse processo de liderança ocorre. A Conjuntura sofre influências temporais, geográficas, culturais, e assim influência o processo social da liderança. 

Citação: (ARAUJO, Robinson Luis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário